quinta-feira, 1 de julho de 2010

Técnicas de marketing eleitoral

Assim como as campanhas publicitárias, as campanhas eleitorais também têm como objetivo divulgar uma imagem na intenção de torná-la atraente ao público alvo, para isso existem algumas técnicas específicas de persuasão.
Há quem diga que a mensagem publicitária se divide em três planos: o primeiro é o identificador, que serve para mostrar o gênero da mensagem em questão; o segundo é o denotativo ou semântico, que traz informações sobre o produto e permite o desenvolvimento da racionalidade por parte do leitor; o terceiro e último é o conotativo ou empático, que traz elementos afetivos na intenção de trazer a mente do público uma sobrecarga emocional e apelativa.
No marketing político o primeiro passo é estabelecer o nome de um candidato como “marca”, torná-lo confiável aos olhos dos eleitores através da propaganda, depois disso se faz necessário o contínuo exercício da propaganda para relembrar a qualidade dessa marca e sua importância para a sociedade. Fazer com que o receptor da mensagem sinta-se seguro com relação à imagem divulgada, que ele acredite na importância de ter esse candidato como governante.
Uma campanha de divulgação do candidato é fundamental, mas a postura desse mesmo é tão importante quanto. Qualquer deslize pode ser fatal e destruir todo o trabalho de uma campanha. Um político, além de ser uma pessoa pública, é também a pessoa na qual o povo deposita expectativas de melhorias no âmbito público, portanto ele deve se comportar com seriedade, mas sem perder o carisma. As suas atitudes durante um discurso ou um debate, por exemplo, são sempre monitoradas pelos meios de comunicação e pelos próprios eleitores, que estão prontos para condenar qualquer deslize. O candidato deve estar preparado para responder a todas as perguntas, deve saber sair de uma discussão polêmica com tranqüilidade e deve estar atento ao que o seu público deseja ouvir.
Durante a campanha, o eleitor também leva em conta a trajetória de vida do candidato: é importante que ele transmita uma imagem humana, mas firme, sempre batalhadora e claramente vitoriosa em todos os aspectos, mesmo diante dos obstáculos. O político deve ser visto como um herói que veio para solucionar os problemas da população em questão.
A mídia é um elemento importantíssimo no percurso das campanhas: ela pode promover a imagem de um candidato assim como pode destruí-la com um simples anglo desfavorável de uma câmera. É primordial que o candidato agrade, não só o povo, mas os meios comunicativos também, eles ajudam muito na hora de convencer a população a favor ou contra alguém.
No período eleitoral, tudo deve ser planejado com precisão: os gestos do candidato, o seu tom de voz, os seus discursos em especial e até mesmo suas expressões faciais.
Antes de se elaborar uma campanha, alguns pontos são essenciais e devem ser examinados cuidadosamente: o país no qual será divulgada, o público ao qual se direciona, os meios pelos quais será transmitida a linguagem a ser usada. Tudo isso deve estar perfeitamente adequado.
Antes de qualquer início de campanha, os responsáveis por sua divulgação devem ter conhecimento das leis vigentes no campo do marketing eleitoral, publicadas no código eleitoral brasileiro. Além disso, os eleitores que tiverem qualquer tipo de dúvida com relação às eleições podem consultar a “Cartilha eleitoral brasileira”, que de uma maneira clara e sintetizada explica como deve agir o votante num dia de votação.

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