quinta-feira, 1 de julho de 2010

Introdução

A influência do marketing na política tem sido cada vez mais evidente, especialmente nas campanhas eleitorais, no que diz respeito à construção de uma imagem carismática. Inquestionável é a necessidade de uma campanha publicitária bem elaborada na hora de eleger um candidato, pois é uma imagem bem construída que elege ou não o esse mesmo candidato.
Os gastos financeiros direcionados às campanhas eleitorais são parte das maiores quantias reservadas pelos partidos. Dentre os elementos fundamentais de convencimento estão as imagens, as cores, a disposição das figuras e a linguagem empregada. Tais elementos precisam ser adequados de acordo com os públicos aos quais se direciona a campanha.
Além da própria equipe partidária, as campanhas eleitorais contam com a participação de agentes publicitários contratados especificamente para divulgar e aprimorar a imagem do candidato. Divulgação essa que é feita através de diversos meios de comunicação como, por exemplo, a internet, revistas, jornais, outdoors, e fundamentalmente a televisão, na qual é reservado um horário obrigatório diário voltado apenas para apresentação das propostas de cada candidato.
O sucesso das campanhas é comprovado quando a imagem do candidato é aceita pela massa eleitoral. Ainda que o candidato não seja eleito, a sua campanha pode ser bem sucedida a partir do momento em que os elementos dessa mesma ficam na memória das pessoas transmitindo a elas uma boa imagem. De uma maneira geral, o público busca a campanha eleitoral e o modo como o candidato é apresentado, ao invés de buscar as suas propostas de governo.
Assim como as campanhas podem ser um elemento positivo de construção da imagem, elas também podem ajudar a denegri-la, tornando o candidato mal visto aos olhos da população.
Nessa pesquisa serão apresentadas campanhas eleitorais de candidatos que comprovam a importância do marketing político na hora do voto e que ajudaram a eleger uma série de governantes nas últimas décadas. Diante disso se comprova que política e publicidade estão atreladas e dificilmente podem ser separados.
O trabalho apresentará primeiramente algumas técnicas publicitárias usadas em campanhas eleitorais, depois serão ilustradas algumas campanhas de sucesso, com enfoque em Luiz Inácio Lula da Silva e Barack Obama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário