quinta-feira, 1 de julho de 2010

Marketing político nas campanhas eleitorais de Barack Obama

Um exemplo típico de uma eleição bem sucedida foi à campanha do presidente democrata norte-americano Barack Obama.
A referência de Obama para os estudos de marketing político foi extremamente importante, pois a inovação utilizada em sua campanha foi referenciada por todo mundo e seu multiculturaismo expresso em seu nome e em várias relações de parentesco, tornaram-no um dos candidatos mais exóticos que os Estados Unidos já tiveram, com um vasto numero de influência. A eleição da mudança, a eleição do primeiro negro para a presidência dos Estados Unidos.
A história de sua vida foi totalmente reconhecida pelo eleitorado como a história de um indivíduo da classe pobre norte-americana, que com muito esforço e estudo conseguiu tornar-se um completo cidadão de classe média, com grande poder de compra (principal cidadão norte-americano em uma sociedade capitalista) e com grande influência, composto de direitos e deveremos a cumprir diante a nação, havendo esse reconhecimento da população com o candidato, cuja associação feita é a de um herói da nação.
Obama não criou nada novo, mas compreendeu a importância da tecnologia que pode ser usada de novas e várias maneiras otimizando-as e quebrou completamente o intermédio dos meios de comunicação tradicionais, mas sim uma via informal, pois a comunicação tradicional é menos eficaz, porque não atende as necessidades de um público conectado, que precisa de uma informação rápida e facilitada, possibilitando ao eleitor maior poder de escolha. As diversas formas usadas foram: propaganda em televisão, estratégias tecnológicas, grandes eventos, discursos intimistas, integração de marcas e indivíduos a fim de conquistar um novo e crescente eleitorado.
O uso de e-mails tornou a relação candidato-eleitor muito mais próxima, pois fez com que o eleitor soubesse de todas as novidades da campanha, em um canal de notícias instantâneas, atingindo principalmente os jovens, como a criação da hora do Brasil cujo presidente Getúlio Vargas utilizava para anunciar as benfeitorias de seu governo por volta de 1930.
Os métodos utilizados também passaram por uma revolução tecnológica, pois não só as palavras foram reduzidas ao máximo, como as características das peças publicitárias muito mais jovens e modernas. O site You Tube foi uma grande ferramenta utilizada, pois é livre e na qual os espectadores também se tornam produtores.
Na noite da eleição Obama enviou um e-mail ao seu eleitorado dizendo: “Estou prestes a ir a Grant Park para falar com todo mundo que está reunido lá, mas queria escrever a vocês primeiro”; ”Tudo isso aconteceu por causa de vocês”; “Nós acabamos de fazer história”, mostrando assim a importância da via online utilizada, fazendo com que o eleitorado se sinta importante e participante ativo da vitória.
A campanha teve tão alta popularidade que a altíssima taxa de abstenção de votos diminuiu, diante as eleições passadas, uma vez em que nos Estados Unidos o voto não é obrigatório.
O discurso de Obama foi umas das diversas maneiras de conquista de votos, pois as pessoas não votaram em suas propostas, mas sim na sua identidade política, identificação com a imagem do candidato que é formada principalmente pela propaganda, tornava seu discurso o discurso do outro, fazia com que seu eleitorado se sentisse como se participasse da campanha, exacerbando os sentimentos de algo novo, para uma nação fragilizada, em meio de uma guerra (Guerra do Iraque), na qual vários soldados tiveram que deixar seus lares para combater na guerra, causando uma incerteza de sobrevivência, incompleta, modificando totalmente o cotidiano do cidadão norte-americano, que tornara o antigo governo impopular e com necessidade de mudanças.
Vários recursos foram utilizados na campanha de Obama como a de inovação do uso de diversas mídias, peças importantes de indivíduos influentes que os apoiavam para aderirem a sua campanha, trazendo novas filiações ao partido e trazendo mais carisma a sua imagem.
A importância da propaganda política, na qual utiliza técnicas semelhantes adotadas pela publicidade comercial, procura manipular e persuadir a opinião do eleitor diante seu candidato. A interferência dos meios de comunicação é essencial nessa essência de formação de opinião.

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